terça-feira, 22 de setembro de 2009

noventa e um

Ando estarrecido com alguns programas televisivos que, nas barbas de toda a gente informada, copiam integralmente algumas soluções e ideias de outros programas televisivos.
Exemplos? Os Gato Fedorento com este novo "Esmiúçar os Sufrágios" e uma fulana de olhos verdes (ou azuis) e corpo interessante que foi a cara do "5 para a Meia Noite" das últimas segundas-feira.
No caso do RAP e amigos, a colagem a esse extraordinário diário noticioso norte-americano que é o "The Daily Show" e ao seu apresentador/protagonista Jon Stewart é, por demais, evidente. No caso dos olhos verdes (ou azuis), a pilhagem de sketches do Conan O'Brien e Jay Leno é má demais para ser verdade.
Ambos perceberam que o que está a dar é agarrar num conceito com milhões de espectadores por todo o mundo e fazê-lo à portuguesa. E claro está, ambos se estampam. E isso é consfrangedor. Tenho para mim que, quando se rouba, há que fazê-lo com alguma pinta e tem que se ter como objectivo único ser melhor que o original. Pode ser que assim a coisa passe, que as pessoas até façam o jeitinho, que as críticas sejam atenuadas, que enfim, se consiga fazer a coisa e obter alguma notoriedade por parte dos mais ignorantes ou distraidos, alcançando um outro grande objectivo nacional que é o de pertencer às listas de convidados "vip" para as festas de Verão nas discotecas que só são in nessa época. Ah... e ser amigo das Mayas que pululam por aí.
RAP está sem jeito como Jon Stewart pois falta-lhe tudo o que este tem. Os olhos verdes (ou azuis) tem tanta gana de auto-promoção que já nem dá pena vê-la a babar-se ou a aterrorizar o idioma português. Os sketches de ambos os programas roçam o mediocre menos menos, embora os Gato consigam ainda sacar algumas gargalhadas, inclusivé minhas, quando fazem o que sabem fazer, ou seja, comentar as notícias e imagens do dia.
Contudo, mete medo saber que tudo é possível na televisão portuguesa. E mais medo mete o facto de percebermos que não há ideias novas. E isso sim, é trágico.

8 comentários:

maria teresa disse...

Já há uns tempos que deixei de ver a "nossa" televisão, perdi a paciência, eu que me considero uma pessoa muito paciente. Vejo um ou outro programa quando alguém mo aconselha.
Por onde andarão os nossos criativos? Acredito, quero acreditar, que há cabeças portuguesas capazes de criarem ideias originais, mas não faço a mínima ideia onde se encontram

Gi disse...

Nunca mais me convidam, pá! ;)

Quase nos 50 disse...

Mesmo para plagiar é preciso engenho e arte.......e os Gato não fogem à regra!
Os tais olhos nunca vi e duvido que veja porque ainda prefiro ver uma boa BBC Prime ou até os episódios repetidos vezes sem conta do psiquiatra na Fox.
Amigo esqueça os canais portugueses porque nesta época de saldos existem produtos com mais qualidade e ao mesmo preço.
Um abraço

@me@@@ disse...

Não tenho paciência para "gatos" e para outros "ratos", estou farta do atropelo da imitação na nossa televisão!


:-)

volteface.book disse...

Maria, eu sou um desses criativos sem hipótese num país de cunhas. E como eu há muitos, muitos mesmo.

volteface.book disse...

Gi, ouvi dizer que faltaste à chamada. Não estavas em casa quando eles fizeram o sorteio. :)

volteface.book disse...

Quase nos 50. Infelizmente não posso, pois parte da minha vida é estar informado sobre o que acontece por cá. Infelizmente.

volteface.book disse...

@me@@@, somos a tal imensa minoria, não é?