quinta-feira, 26 de novembro de 2009

cento e treze

Todos temos uma face oculta e conhecemos a oculta face de muita gente. Não neguem! Também temos uma hidden agenda, obscuros objectivos e muitos segredos. Também temos amigos com que falamos ao telefone sobre tudo e mais alguma coisa, desde as tragédias familiares às conspirações estatais. Também fazemos umas falcatruas de vem em quando e também já roubámos.
Vamos por partes.
Quem não tem um ex-amigo que provou não ser merecedor da nossa amizade após longos anos de convívio? E será que somos tão bonzinhos que nunca decepcionámos alguém? Isso é a face oculta.
Não gostaríamos de subir na escada social pretendendo aquele lugar de direcção que está tomado por outrém? Isso é a hidden agenda.
E ao conversar telefonicamente com amigos, não soltamos umas quantas alarvidades, desde dizer mal de beltrano ou combinar um esquema para ganhar mais algum? Isso pode ser escutado e geralmente é-o por gente que está ao lado.
Nunca fugimos ao fisco com esquemas simples mas que nos garantem ficar com alguns euro no bolso? Isso são falcatruas.
E, por último, quem de nós não roubou um carrinho ao amigo, um chupa, uma pastilha, um livro? Portanto, somos ladrões.

Isto tudo para dizer que, afinal, não somos assim tão diferentes desta gente de gama alta que está ameaçada de prisão. A única diferença é que eles roubam milhões e, por milagre, são sempre soltos. Nós não declaramos a mais valia de uma coisa familiar e temos a vida estragada.

8 comentários:

Gi disse...

A verdade é que nós, os pequeninos, perdemos a face e, até, temos dificuldade em a ocultar. Também, geralmente, temos vergonha na face.

Os grandes ... pfff!

maria teresa disse...

E não é que estou retratada em muitas dessas interrogações? Que horror!
Bj

volteface.book disse...

Gi, pois é. E ainda têm a lata de cantar "dos fracos não reza a história".

volteface.book disse...

Maria Teresa, toca-nos a todos :)

pensamentosametro disse...

;) Só porque ando mesmo numa de pucas palavras escritas.


Bjos


Tita

volteface.book disse...

:)

DomGaston disse...

Todos os dias faço questão em manter a minha verticalidade...infelizmente numa sociedade bem "tuga" somos obrigados a conviver ou coexistir com algumas incongruências que tanto me aborrecem....seria conivente com elas se algum dia me corrompesse e nunca mais poderia queixar-me de cabeça erguida...

Por isso evito hipocrisias e não sou capaz de conceber um gamanço por mais pequeno que seja....temos de dar o exemplo a nós próprios para poder dormir em paz...

volteface.book disse...

Opá, domgaston... não me digas que nunca afanaste um pirolito... ou uma gorila...